Como criar atalhos para sites no Android

Muita gente prefere uma boa rede social do que acessar sites no navegador do celular pelo simples fato de que é mais fácil clicar no ícone do app do que abrir o browser, clicar e escrever várias coisas para acessara versão mobile da página.

Mas saiba que há uma forma de criar um ícone para o site no seu smartphone!

Aqui explicarei como fazer no Android, mas o procedimento é bem simples no iOS também…

Acesse a página que quer criar o ícone no seu navegador de escola. Aqui, usamos o Brave.

Clique nos três pontinhos verticais na direita. Em seguida, em “Add to Home screen”

Escolha um nome curto, pois de for muito longo ficará cortado

Clique em “Add”

E pronto! Se quiser abrir a página, será só clicar no ícone, como em um app…

Cuidado com a manipulação baseada em palavras chaves!

Certa vez eu estava num Uber, quase chegando em casa, quando o motorista começa a falar sobre os investimentos em Bitcoin que ele havia feito, e como o cara que esta “gerenciando” o investimento dele tinha feito cagada e comprado a criptomoeda errada. Não precisei nem de dois minutos para perceber que a pobre pessoa tinha caído num golpe. Não porque Bitcoin em si seja um golpe. Há quem possa argumentar que seja, mas o que o motorista de Uber tinha caído era um golpe porque a pessoa a quem ele tinha confiado seu dinheiro meramente tinha usado o nome “Bitcoin” no seu esquema. Não havia, nem nunca haveria nenhuma criptomoeda comprada ou vendida, entende? O golpista só usou nomes conhecidos para convencer a vítima. Porque quando você diz para alguém que está caindo neste esquema, que ela está levando um golpe, ela faz uma pesquisa no Google e constata que Bitcoin é uma coisa legítima, logo, ignora seu alerta.

Estava quase chegando ao meu destino, e não havia nada que eu poderia fazer para explicar que era um golpe o que ele tinha se envolvido. Uma das vantagens de uma criptomoeda, como o Bitcoin, é que você fica em posse dos seus valores. Eles ficam na sua “carteira”. Se alguém disse que segura seus Bitcoins para você, meu amigo, tem algo muito errado.
Infelizmente, me parece que o golpista já tinha arrancado algum dinheiro do cara, e estava agora tentando arrancar mais.
E ainda por cima dar má fama para o Bitcoin, pois tenho certeza que depois que este Uber caiu em si, saiu espalhando que Bitcoin é golpe.

Esta técnica de usar “keywords” é muito usada em manipulação.
Quando você se depara com um termo conhecido, mas que não tenha tanta intimidade assim, podem estar usando isto para te manipular.
Muito comum com termos da área de T.I. Veja o caso do “golpe do Bitcoind”[1]Entre várias aspas, porque o pobre do Bitcoin não teve culpa alguma neste caso que citei acima. O motorista do Uber saiu cuspindo keywords que provavelmente ouviu do golpista (“exchange”, “blockchain”), mas que ele não tinha conhecimento do seu real significado.
Vejam, estes termos existem, são coisas reais. Mas a pessoa que estava levando golpe não sabia seu real significado, e elas serviam de cortina de fumaça para o golpe.

Portanto, cuidado, não é porque você já ouviu algum termo alguma vez, você é capaz de interpretá-lo!

É que nem achar que dando uma pesquisada no Google você se torne um especialista na área.

Mais cuidado ainda se seu conhecimento prévio vier de outros vídeos de internet, que tem uma carga muito forte de manipulação.

References

References
1 Entre várias aspas, porque o pobre do Bitcoin não teve culpa alguma neste caso

Estudando Bipolaridade

Estou estudando Transtorno Bipolar na aula de Transtornos Mentais I do curso de Psicologia da PUC-Rio, e como alguns sabem, eu mesmo sou bipolar.

As aulas ainda estão sendo ministradas, então vou complementando o conteúdo deste post a medida que as informações forem saindo. Não deixem de acessar! Esta postagem estará então em constante metamorfose até atingir sua forma final…

O que pretendo aqui é expor os dados e comentar com a minha visão de alguém que passa pelo transtorno.
Eu ia dizer que “sofre” do transtorno, e há muito sofrimento. Mas tem uma parte que não é só sofrimento. Aventura e sensação prazerosa. Por isto muita gente foge do tratamento. Mas, acreditem, não tem sensação de prazer que pague o preço de não estar estável.

Vamos lá…

Para quem não sabe, o DSM é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, usado pela Psiquiatria. Ele tem lá sua equivalência com o CID, mas tem uma pegada um pouco diferente.

O DSM teve uma evolução quanto ao conceito da Bipolaridade. Bem antigamente a concepção que se tinha era que Transtornos Depressivos, Transtornos Afetivos, Neuroses Depressivas, eram coisas separadas. Depois, do DSM-III ao DSM-IV-TR, tudo embarcava Transtornos de Humor. E agora, com o DSM-5 / DSM-5-TR[1]Esta é a versão mais recente lançada até o momento, os Transtornos Depressivos tem uma intercessão com Transtorno Bipolar e Transtornos Relacionados.

Mas as pessoas “normais” também não tem variações de humor?
Sim, mas os bipolares as tem de maneira exacerbada.
Como exemplificou a professora, uma pessoa comum pode decidir, ao invés de estudar, “jogar tudo pra cima” e ir à praia. Sim pode acontecer… mas uma vez que a pessoa joga tudo pra cima e vai à praia durante um mês ao invés de ir à faculdade, já começa-se a achar estranho.

Portanto, todos temos nossos altos e baixos. E mesmo em momentos de depressão, onde o humor está pra baixo, podemos ter afetos de felicidade.

Fica aí uma distinção importante: humor X afeto.
O humor é um estado mais longo, e quanto o afeto é momentâneo.
Um exemplo muito bom que consegui pensar é naquele filme Garota Exemplar, com o Ben Affleck… o cara está lá deprimidão porque a esposa dele sumiu (humor), e então na hora de dar uma declaração para a imprensa alguém fala alguma coisa e ele dá um meio sorriso (afeto). O fotógrafo capta exatamente este momento e fica parecendo que ele está super contente que a esposa sumiu, etc… bem isto é outro assunto, vejam o filme se quiserem, tem na Netflix hehe

Vou dicionar mais informações depois. A aula foi hoje mesmo, não deu tempo de preparar tudo. Como disse, vou incrementando a postagem assim que der.

References

References
1 Esta é a versão mais recente lançada até o momento

Placa de Petri

A Placa de Petri, na verdade foi uma semi invenção do cara eu se chamava Julius Richard Petri. Este foi responsável por colocar a parte de cima na invenção, protegendo a cultura que estava na lâmina abaixo.

O inventor da primeira lâmina, que era mais barata ($$) que o método de Pasteur para se criar uma cultura, foi Robert Koch.

Fonte:
Médicos & Descobridores, J.G. Simmons; p. 51

Como copiar trechos de texto em sites bloqueados

Vamos supor que você queira copiar um pedaço de texto de um destes site que bloqueiam o Ctrl+C, Ctrl+V…

Existe um método, meio gambiarra, que torna isto possível sem a instação de programa algum, apenas usando o Google.

Vá até a página que quer copiar e dê um Print.
Salve a imagem em algum lugar no seu PC.

Dá então até o Google e clique no ícone Pesquisar por imagem:

Faça upload do print que fez anteriormente.

Na página que abrir selecione “Texto”, bem lá embaixo.
Basta então selecionar o texto que foi gerado a partir da imagem e dar um Ctrl+C nele.

Pronto!

Leonardo.ai

Não foi de primeira que entrei nesta onda de AI, porque não tinha visto todo o poder que as ferramentas traziam. Mas cá estamos, e eu me rendo!
Farei uma série de postagens documentando minha curva de aprendizado, e compartilhando os dados para quem quiser aproveitá-los.

A que quero destacar nesta postagem inaugural é o:

www.leonardo.ai

É uma ferramenta online na qual você pode gerar imagens utilizando AI.
Pode ser usada à partir do celular.

De graça?
Bem, mais ou menos…
Se quiser usar gratuitamente, todos os dias eles liberam uns “tokens” (créditos) para se usar gratuitamente. Você gasta estes tokens no site à medida que vai gerando as imagens. Se gerar um número maior, gasta mais, se gerar com uma resolução menor, gasta menos.
Se quiser ter um número maior de tokens para gastar por dia, ou outras vantagens, existem os planos de assinatura pagos.

Por enquanto, tem me feito feliz…

Descobri que gerar imagens com AI não é tão fácil quando pode-se pensar. Imagens realistas são mais difíceis de serem feitas. É um processo bem divertido, entretanto.

Por exemplo, com prompt “Manga drawing gun AK 47” uma das imagens geradas foi a seguinte:

Repare como a figura estilo mangá salta do papel para o “mundo real” de forma incrível. Mas a arma, apesar de detalhada, não é foi configurada de forma que se encontraria na realidade (carregadores pulando para todos os lados, etc.)

Continuarei trazendo mais conteúdo quando eles chegarem à mim.

QR code e Código de barras: qual a diferença?

A diferença básica, e grande vantagem do QR code sobre o código de barras, é que o primeiro guarda toda a informação em si, enquanto o segundo só guarda um número.

Sabe aqueles números que aparecem abaixo do código de barras? É esta informação que ele guarda. Preço do produto não fica armazenado no código de barras. Quando você consulta na maquininha, ele busca no banco de dados do supermercado pelo produto relativo ao número.

Já o QR code é capaz de armazenar até 7089 caracteres nele mesmo. Ou seja, você pode estar no meio do deserto, sem internet, mas se tiver um app que leia QR conseguirá visualizar o conteúdo.

Sim, tem muito QR que te direciona para algum site. Nesta caso, o conteúdo do QR é um link.

Imagem ilustrativa: Pexels.com

Como criar meu próprio artigo na Wikipédia?

Imagem ilustrativa: Leonardo.AI

Tempos atrás resolvi que iria contribuir com a Wikipédia. Me propus então a ler tanto quanto possível da extensa documentação disponível para quem quer fazer parte do projeto. E adianto: se você quer ter seu próprio artigo na Wikipédia, sinto muito, não vai rolar.

Isto porque a Wikipédia não é um catálogo, e funciona com base na relevância. Se você não é famoso o suficiente para alguém resolver escrever um artigo a seu respeito, não adianta tentar criar um para si, ele será deletado.

Não basta aprender a editar/formatar nos moldes do site para criar artigos na Wikipédia, é preciso seguir a filosofia.

Quando estava estudando sobre o projeto, entrei em um grupo de Facebook sobre. Duas vezes, jogadores de futebol menos prestigiados vieram me oferecer dinheiro para que eu escrevesse seus artigos na Wikipédia.
Eu estaria sendo desonesto se aceitasse. Muito embora pudesse escrever os artigos, eles seriam sumariamente deletados, pois não seriam “relevantes” para o site. Para uma pessoa ser relevante o suficiente para “merecer” um artigo na Wikipédia, ela tem que ser citada em publicações, como artigos jornalísticos etc.

Não há artigos sobre tudo na Wikipédia. Por exemplo, não há um artigo para cada Pokémon, apenas os mais relevantes, como o Pikachu, tem seus artigos em separado. Isto porque, como disse, a Wikipédia não é um catálogo.

Sinto muito se frustrei suas pretensões de propaganda pessoal, mas é assim que funciona.
Quem sabe quando você estiver um pouco mais famoso alguém resolva escrever um artigo a seu respeito, de forma natural, não sendo pago por alguém ávido por fama.