Zettelkasten, slip-box, e Niklas Luhmann

Pouco tempo atrás respondi uma pessoa em um grupo que participo. A resposta ficou extensa e tem muita coisa que poderia ser aproveitada para uma postagem, então cá estou.


O que me chamou atenção neste método foi que seu inventor, Niklas Luhmann, foi um sociólogo que começou a produzir absurdamente mais depois que começou a usá-lo.
Funciona basicamente como um sistema de referências ao conteúdo que você assimila.
Se entender Inglês, este vídeo explica muito bem:

Eu uso o sistema da Wikipédia para fazer minhas notas, porque tenho um site[1]este em que você está
Mas o pessoal gosta muito de um programa chamado Obsidian, que é de graça:
www.obsidian.md

Me recomendaram este vídeo sobre o programa (também em Inglês):

Funciona basicamente assim: você cria ligações entre as notas… por exemplo:
Continue reading

References

References
1 este em que você está

.ogg p/ .mp3 no macOS

Depois de alguns momentos de desespero, e várias instalações de programas que faziam-se parecer grátis, mas eu na verdade tinham um limite de utilização sem mandar aos desenvolvedores uns trocados… finalmente achei uma solução:

É de graça, e tem para várias plataformas.
Destaquei o macOS no título porque este não tem suporte nativo ao .ogg

O conteúdo que você posta nas redes sociais não é seu

Hoje estava acompanhando um grupo no Facebook que modero há anos, e tem quase 11 mil membros. Percebo então que havia tomado uma notificação por conta de algum conteúdo que eu aprovei, e havia a ameaça de eu perder a administração do grupo.

Mesmo depois de ter administrado o grupo por uma década, ele simplesmente seria tomado. Por quê?! Porque o que fazem as pessoas que colocam conteúdo nas redes sociais, é trabalhar de graça para as corporações. Eles podem simplesmente resolver tomar as comunidades que você (supostamente) é “dono”. Como aconteceu com o Reddit.

As pessoas se rendem à magia do crescimento rápido proporcionado pelo ecossistema da plataforma, mas é ilusória a sensação de que alguma coisa sua está crescendo. Você na verdade está engordando é o bolo deles.

Eu lamento pelo fim da grande época dos blogs, quando as grandes páginas eram realmente propriedade dos seus donos. Os únicos que poderia tirar do ar um conteúdo era a justiça.

Enigma Machine

A primeira vez que tomei conhecimento da existência desta máquina foi através do filme que conta a história do Alan Turing, The Imitation Game (bra/prt: O Jogo da Imitação) [Disponível na Netflix].

Eis que hoje topo com este vídeo brilhantemente ilustrado com modelagem 3D do funcionamento da mesma.

Como disseram em um dos comentários, algo que vale compartilhar.
Enjoy

Instalar manualmente WordPress na Locaweb [2024]

A Locaweb possui uma funcionalidade de criar blogs com WordPress pelo painel, mas se você quer fazê-lo manualmente, eis os passos:

1

Acesse o site da Locaweb[1]https://www.locaweb.com.br/ e faça login na Central do Cliente[2] Continue reading

References

References
1 https://www.locaweb.com.br/
2

Cuidado com a manipulação baseada em palavras chaves!

Certa vez eu estava num Uber, quase chegando em casa, quando o motorista começa a falar sobre os investimentos em Bitcoin que ele havia feito, e como o cara que esta “gerenciando” o investimento dele tinha feito cagada e comprado a criptomoeda errada. Não precisei nem de dois minutos para perceber que a pobre pessoa tinha caído num golpe. Não porque Bitcoin em si seja um golpe. Há quem possa argumentar que seja, mas o que o motorista de Uber tinha caído era um golpe porque a pessoa a quem ele tinha confiado seu dinheiro meramente tinha usado o nome “Bitcoin” no seu esquema. Não havia, nem nunca haveria nenhuma criptomoeda comprada ou vendida, entende? O golpista só usou nomes conhecidos para convencer a vítima. Porque quando você diz para alguém que está caindo neste esquema, que ela está levando um golpe, ela faz uma pesquisa no Google e constata que Bitcoin é uma coisa legítima, logo, ignora seu alerta.

Estava quase chegando ao meu destino, e não havia nada que eu poderia fazer para explicar que era um golpe o que ele tinha se envolvido. Uma das vantagens de uma criptomoeda, como o Bitcoin, é que você fica em posse dos seus valores. Eles ficam na sua “carteira”. Se alguém disse que segura seus Bitcoins para você, meu amigo, tem algo muito errado.
Infelizmente, me parece que o golpista já tinha arrancado algum dinheiro do cara, e estava agora tentando arrancar mais.
E ainda por cima dar má fama para o Bitcoin, pois tenho certeza que depois que este Uber caiu em si, saiu espalhando que Bitcoin é golpe.

Esta técnica de usar “keywords” é muito usada em manipulação.
Quando você se depara com um termo conhecido, mas que não tenha tanta intimidade assim, podem estar usando isto para te manipular.
Muito comum com termos da área de T.I. Veja o caso do “golpe do Bitcoind”[1]Entre várias aspas, porque o pobre do Bitcoin não teve culpa alguma neste caso que citei acima. O motorista do Uber saiu cuspindo keywords que provavelmente ouviu do golpista (“exchange”, “blockchain”), mas que ele não tinha conhecimento do seu real significado.
Vejam, estes termos existem, são coisas reais. Mas a pessoa que estava levando golpe não sabia seu real significado, e elas serviam de cortina de fumaça para o golpe.

Portanto, cuidado, não é porque você já ouviu algum termo alguma vez, você é capaz de interpretá-lo!

É que nem achar que dando uma pesquisada no Google você se torne um especialista na área.

Mais cuidado ainda se seu conhecimento prévio vier de outros vídeos de internet, que tem uma carga muito forte de manipulação.

References

References
1 Entre várias aspas, porque o pobre do Bitcoin não teve culpa alguma neste caso

Leonardo.ai

Não foi de primeira que entrei nesta onda de AI, porque não tinha visto todo o poder que as ferramentas traziam. Mas cá estamos, e eu me rendo!
Farei uma série de postagens documentando minha curva de aprendizado, e compartilhando os dados para quem quiser aproveitá-los.

A que quero destacar nesta postagem inaugural é o:

www.leonardo.ai

É uma ferramenta online na qual você pode gerar imagens utilizando AI.
Pode ser usada à partir do celular.

De graça?
Bem, mais ou menos…
Se quiser usar gratuitamente, todos os dias eles liberam uns “tokens” (créditos) para se usar gratuitamente. Você gasta estes tokens no site à medida que vai gerando as imagens. Se gerar um número maior, gasta mais, se gerar com uma resolução menor, gasta menos.
Se quiser ter um número maior de tokens para gastar por dia, ou outras vantagens, existem os planos de assinatura pagos.

Por enquanto, tem me feito feliz…

Descobri que gerar imagens com AI não é tão fácil quando pode-se pensar. Imagens realistas são mais difíceis de serem feitas. É um processo bem divertido, entretanto.

Por exemplo, com prompt “Manga drawing gun AK 47” uma das imagens geradas foi a seguinte:

Repare como a figura estilo mangá salta do papel para o “mundo real” de forma incrível. Mas a arma, apesar de detalhada, não é foi configurada de forma que se encontraria na realidade (carregadores pulando para todos os lados, etc.)

Continuarei trazendo mais conteúdo quando eles chegarem à mim.