Formação Reativa – Beleza Americana

Sabe aquela zuação que o cara que é muito machão, homofóbico, tem um pezinho no homossexualismo?
Bem, não é só provocação, há um fundamento teórico que mostra que isto realmente pode ser verdade.

Freud nos ensina sobre os mecanismos de defesa do Ego/Eu[1]”Eu” e “Ego” são essencialmente a mesma coisa, há apenas uma questão de traduções. A primeira tradução das obras de Freud para o Português foi feita à partir da … Continue reading.
Eles são estratégias que o Ego cria para evitar entrar em contato com partes da personalidade que são reprovados pelo Superego[2]Mesma questão da tradução do Ego, Superego também é traduzido como Supereu.

Na formação reativa, que é um mecanismo de defesa. A pessoa tem tendência a comportamentos que considera ruins, então acaba atuando no exato sentido oposto deste comportamento.
Como uma pessoa que tenha, digamos, uma sexualidade exacerbada e considere isto um escândalo. Ela pode acabar resolvendo virar uma freira ou um padre e fazer voto de  celibato.

Um dos exemplos mais clássicos de formação reativa no cinema é o que acontece no filme Beleza Americana.

Mostrar spoiler

Um militar machão e homofóbico acaba revelando suas reais tendências quando como confunde a situação com uma “oportunidade”. Nota-se a confusão mental em que a pessoa se encontra na cena:

 

 

 

References

References
1 ”Eu” e “Ego” são essencialmente a mesma coisa, há apenas uma questão de traduções. A primeira tradução das obras de Freud para o Português foi feita à partir da versão traduzida para o Inglês. Mais tarde, quando foi feita uma nova tradução, diretamente do Alemão, geraram-se discrepâncias.
2 Mesma questão da tradução do Ego, Superego também é traduzido como Supereu