Existem toneladas de material sobre Death Note por aí, não vou reinventar a roda. Ao invés disso, vou falar de uma faceta específica, que pode ter passado despercebida por muita gente, sobre a adorável personagem Amane Misa.
(Sim, esta postagem tem spoilers!)
A pobre garota, como todos sabem, abriu mão de metade de sua sobrevida, duas vezes, para obter os olhos de Shinigami. Então, ao final do mangá ela deve ter vivido muito pouco, não é verdade?
Bem, talvez, mas não necessariamente!
Quando Rem explica como o Death Note veio parar em suas mãos, ela conta a história do Shinigami que acabou morrendo para salvá-la… e no final da história, quando acaba o flashback, ela diz “o tempo de vida deste Shinigami foi devidamente convertido e acrescido ao tempo de vida da humana que ele salvou” (!)
Não sabemos quantos anos ainda restavam na sobrevida do Shinigami em questão, mas sendo este tempo de vida dividido duas vezes, o tempo de vida de Misa Misa ao final de Death Note seria x / 4 = y, onde x era o tempo de vida do Shinigami no momento que morreu, e y quanto tempo sobraria para Misa Misa viver.
A questão é que não sabemos quanto de vida o Shinigami tinha ainda, de forma que Misa Misa poderia morrer em pouco tempo, ou se tornar a humana mais velha do planeta em alguns anos.
Assim, se o tempo restante do Shinigami fosse mil anos…
1000 / 4 = 250
Misa Misa viveria pelo mais 250 anos, além do momento que foi salva.
Mas ela pode ter se dado bem, no final das contas.
Hum… não acredito.
A motivação da personagem para viver girava em torno do seu amor por Light.
Misa Misa pode não ter terminado na prisão, e nem sei se isto faria sentido, uma vez que tendo aberto mão do direito de propriedade do caderno, não tinha memória de nenhum dos seus crimes (sim, passivo de debate), mas acho que para ela os longos anos sem o objeto do seu amor já seriam uma grande punição.
P.S.: há uma divergência entre a tradução oficial de Death Note e a tradução que rola por aí, provavelmente oriunda de algum scanlator. Sei que a JBC não é das mais desejáveis editoras, mas como não tenho acesso à edição em japonês no original, não tenho como verificar.
Vou deixar as imagens aqui, se alguém puder resolver o mistério, eu fico grato!
O capítulo é o 27
Tradução achada na internet
Tradução oficial, da JBC