Fim do mundo!
Reprodução de um tópico que escrevi no Facebook:
Gente, vou falar uma coisa muito importante do ponto de vista psicológico… Vejam bem, eu digo psicológico, não geopolítico, não ideológico!
Se a guerra na Ucrânia ou em Israel está despertando um interesse que vai além de (digamos assim, por falta de um termo mais humano)… Entretenimento… Tome cuidado, podem estar usando terrorismo (não os terroristas de algum grupo, terrorismo pelo termo mesmo, fazer terror) para te influenciar.
As repercussões dos conflitos geram, sim, consequências no Brasil… Esquerda, direita, etc.. vejam, não é disso que estou falando!
Mas se você está com medo do fim do mundo, ou de alguma catástrofe, assiste à sério canais sobre sobrevivência no YouTube, quer estocar alimentos e cavar um bunker… Isso já foi além da questão partidária. Você precisa de ajuda.
Parece engraçado para quem está de fora, mas tem gente que acredita mesmo nisso. E pessoas com problemas mentais são especialmente suscetíveis à tais coisas.
Por favor, acreditem em mim, o mundo não está para acabar!
Estão usando seu medo pra te controlar!
O problema com táticas de manipulação mental, é que elas envolvem elementos do mundo real… As pessoas se apegam a este elementos, que são sim reais, e se blindam contra os argumentos contra as partes fantasiosas.
Por exemplo, eu uma vez peguei um Uber com um motorista que estava levando o “golpe do Bitcoin”. Vejam bem, Bitcoin existe, é uma moeda de verdade, não é invenção [1] Mas usaram o NOME “Bitcoin” para dar um golpe no sujeito. Não tinha nenhuma criptomoeda envolvida, deram um golpe por citar o Bitcoin.
O cara do Uber deve ter ouvido que estaria levando um golpe, mas foi procurar na internet e achou milhares de referências que Bitcoin é real… E é mesmo, é uma moeda, e não uma coisa fantasiosa. Daí ele quando ouvia que era golpe pensava “ah-ha! Eu, que sou muito esperto, sei que Bitcoin existe, portanto não é golpe”.
Vejam, o Uber se agarrou à elementos reais, e não deixa que, com argumentos, se mostre a ele que ele estava num esquema.
Gente, existe a possibilidade de guerra nuclear ou mundial? É claro que a possibilidade não é nula, senão seria impossível fazer um argumento terrorista dizendo que as “escaladas das tensões” vão levar ao fim do mundo!
Mas deixar que isto afete a sua saúde mental, é absurdo!
—-
[1] Regra 1 do investimento: NUNCA invista em algo que você não conhece. No caso do Bitcoin que citei, eu sei que era golpe porque o cara disse que os Bitcoins dele tinham ficado com a pessoa que tinha “feito o acordo” para ele. Na vida real, os Bitcoins ficam na sua “carteira”, com o dono, não com terceiros.
Se você não vai tem noção de onde está enfiando seu dinheiro, estará jogando ele fora.
Fiz este apelo porque fiquei revoltado com a pá de canais que espalham terror nas pessoas, fazendo vídeos em que dizem que o mundo pode acabar, mas não sem antes fazer uma pausa para fazer propaganda da promoção de Black Friday do curso deles…