Publisher vs Public Forum [explicado]

Qual a diferença entre um fórum público (Public Forum) e uma editora (Publisher).

Basicamente, uma editora escolhe o que vai ser publicado, e um fórum público é um espaço aberto onde qualquer um pode expressar sua opinião.

Este blog, o New Your Times, ou o G1, são exemplos de Publishers.
Só as postagens que eu quiser vão aparecer aqui no site. Assim como só as matérias que a Globo permitir vão aparecer no site do G1.
Em um Public Forum, como o Twitter/X ou o Facebook, qualquer um pode chegar lá e colocar um texto, sem a necessidade de ser aprovado pela Meta ou pelo Elon Musk.

Tá, mas e daí?!

E daí que esta distinção permite que sites de redes sociais existam.
É impossível moderar, manual ou automaticamente, todas as postagens que os usuários coloquem nos sites.
Até agora, quem postasse nas redes sociais seria responsabilizado por aquilo que escreveu. Não as redes sociais em si… quer dizer, até agora.

O STF decidiu que as redes sociais podem sim ser responsabilizadas pelo conteúdo postado por usuários. Ao invés de removerem os conteúdos apenas por ordem judicial, basta agora uma notificação extrajudicial (ou seja, uma cartinha) para que o conteúdo seja retirado do ar, ou sofrer consequências legais pelos mesmos.

Já entenderam o que vai acontecer?
Qualquer conteúdo que alguém mandar uma carta reclamando dele para as empresas das redes sociais, não poderá ficar no ar. Ou seja, qualquer conteúdo.  As redes sociais não vão arriscar contestar qualquer denúncia e enfrentar consequências legais por isto.

Então… o que esta decisão do STF significa, é o fim do modelo atual de redes sociais no Brasil.

Podem esperar que muitas empresas vão deixar de oferecer seus serviços por aqui.
Mais um passo rumo ao funcionamento de regimes ditatoriais, como na China ou na Coréia do Norte.