Who is John Galt? – ANCAP.SU

Quem é John Galt? Não sei ainda, estou lendo A Revolta de Atlas, em breve terá resenha no blog Ler. Recomendação do ANCAP.SU
Quem é o ANCAP.SU? Bem é um canal no YouTube. Como o próprio nome indica, fala sobre anarcocapitalismo. Farei sobre ele mais adiante.

O YouTube é um lugar muito bom para se propagar ideias e promover debates. Muito porque, apesar de estarmos sujeitos ao que os anunciantes acham conveniente como conteúdo, todos nós podemos colocar nosso material lá e, se formos convincentes, cativar uma audiência. Isto tudo sem tirar um centavo do bolso. Claro, se o conteúdo for bem produzido, tem mais chances de cair nas boas graças do povo.

Por estas e outras, resolvi dar início à uma série de postagens aqui no blog, falando sobre YouTube, os canais que acompanho etc.

Vamos então ao canal que tem me feito dar boas risadas, pensado sobre política, filosofia, e de quebra sobre liberdade. Liberdade de verdade, não estar livre para fazer o que te mandarem.


ANCAP.SU

Primeiramente, o que é anarcocapitalismo? Não sou nenhum teórico, só ano passado (duuu, parece que faz muito tempo, mudamos de ano faz 3 dias) virei ancap (abreviatura, para não ficar escrevendo a-nar-co-ca-pi-ta-lis-mo, toda vez) ano passado. Antes disso eu acreditava no estado mínimo. Sabe? Que o estado cuidasse só do essencial, como segurança, defesa, sistema jurídico… mas de tanto levar no lombo, como bom gado que eu era, vi que não existe liberdade pela metade. Ou você é livre, ou não é. “Ah, mas o chefe da minha máfia me chicoteia 4 vezes menos que os outros! Muuuuuuuuuuuuu”. Faça-me o favor! Todo mundo tem o direito de apanhar, vista sua roupa de couro e seja feliz com o chicote do calibre que escolher… só não me inclua nesta!
Onde eu estava? Ah, é! Ancap… basicamente é um sistema onde não há a figura do estado, onde a propriedade privada é respeitada. Em tal sistema não teríamos os frutos de nosso esforço roubados (sim, imposto é roubo) por uma classe de parasitas que diz trabalhar pelo bem comum.

O nome do canal, que também é o endereço de um site mantido pelo Peter Turguniev (pseudônimo do criador da página), é uma piada com o domínio que seria da URSS (.su). A união monopolizadora do gado soviético ainda existia quando resolveram designar domínios específicos para cada país. Hoje em dia, o terror do gado nazista não existe mais, mas seu domínio sim, agora gerido pela Rússia. Peter descobriu que o domínio ancap.su estava livre, o que apelou para seu senso de ironia. Mais tarde criou o canal, com o mesmo nome.

Notícias são comentadas, sempre com um toque de sarcasmo e crítica ao sistema que convence seu rebanho que o açoite é necessário.

Para mim, é o melhor canal ancap do YouTube.
Vale muito dar uma conferida, clicando aqui.