Sistema de comentários e nova comunidade do Tecnoblog

O Tecnoblog tirou o sistema de comentários do Disqus do site, e no seu lugar colocou um fórum rodando num sistema chamado Discourse.

Bem interessante, tenho frequentado assiduamente a nova comunidade.
O fórum tem uma classificação de acordo com o tempo que os usuários passam lá, quanto interagem, Likes, etc. Bem legal, estimulante para alguém que, como eu, curte gamificação.

Depois de ler sobre os motivos que os levaram à abandonar o Disqus, resolvi voltar para o sistema nativo de comentários do WordPress. Mas depois de receber mais de 70 comentários-spam, tive que voltar ao que era antes. Sendo que meu blog não é tão grande, por agora não é tanto problema continuar com o Disqus. Se precisar, no futuro avalio outras opções.

A questão é que não gosto que o conteúdo gerado pela minha página não seja “meu”. Os comentários não estão hospedados no meu servidor, e dependem de terceiros. O pessoal do Tecnoblog mandou bem, creio eu. Agora tudo que o pessoa discute é inteiramente deles.

Só achei meio tiro no pé do jeito como está, porque o fórum não tem propaganda, e dá para ter acesso ao conteúdo das postagens (embora sem imagens) por lá, sem nunca ter que ir parar no site (onde estão os ads).

A Blizzard, aparentemente, também usa o Discourse. Pelo menos no fórum do Diablo 3.