RSS

Nunca ouviu falar em RSS?
Recebe todas as atualizações rolando a barra do Facebook?
Bem, se você acompanhar de 2 à 4 sites e é só, tudo bem. Mas se já passam das dezenas  as páginas que você acompanha, e muitos deles são de conteúdo que se encontram em páginas fora do Facebook, saiba que pode haver um certo problema.

O Facebook é muito legalzinho. Renúne os seus contatos e várias páginas interessantes, tudo isto numa plataforma só. Permite você compartilhar suas fotos (com alguma compressão) e vídeos gratuitamente (bem, como não existe almoço grátis, tem lá seu preço). Eu poderia escrever uma postagem inteira só falando dos prós e contras (e dos prós que na verdade são contras), mas este não é o objetivo aqui. No entanto, há um contra que precisa ser tratado: o algorítmo do Facebook.
Diferente do Twitter, as postagens não simplesmente obedecem à ordem de “chegada” ao site. O algorítmo do Facebook acaba escolhendo o que exibir para você.
Fora a enorme perda de tempo que você tem ao sem querer passar os olhos no resto do site e acabar ficando mais meia horinha fazendo nada de produtivo.
Que você fique mais tempo preso no site, é tudo que eles querem.

Hoje em dia (na verdade, já faz um tempinho) existem meios de obter seu conteúdo sem precisar de intermediadores, direto da fonte. Conheça o RSS!

O RSS nada mais é que um arquivo XML com o conteúdo do site.
Calma, você não precisa saber o que é XML!
Basicamente é uma lista onde aparece apenas o conteúdo, sem formatação.
Você pega esta lista, coloca em um programa ou site que a armazene e junte com outras listas do tipo, e pronto! Você estará pronto(a) para navegar nas atualizações do conteúdo que escolher.

Mas por que eu deveria fazer isto, não é muito mais fácil apenas entrar nos sites em questão?
Sim e não. Se forem uns 3 sites, é humanamente viável acompanhá-los manualmente. Mas imagine se forem 50 sites. Como você saberia se todos tiveram atualizações? Depender do Facebook? E se as páginas no Facebook só postarem conteúdos selecionados, vai deixar o resto passar?

Aceita minha dica?
Muito bem!
Então entre no site do Feedly, que é um agregador online de feeds RSS (fontes), faça sua conta (ou use o login do Facebook ou Google Plus).
Nele não é nem preciso ir atrás do link do RSS, apenas colocar o endereço da página e começar a usar.
Acompanhe quantos sites quiser!

 

Existe também um app do Feedly, para você acompanhar seu feeds do celular ou iPad.