Desenho animado é anime?

Tudo começou com o lançamento de Avatar (The Last Airbender). Todos o chamariam de desenho animado, pois vinha de onde muitos outros o precederam. Mas ele tinha características de anime.

Então, a namorada de um amigo meu, que é japonesa, veio ao Brasil e nos disse que lá (no Japão) eles chamavam tudo que era desenho animado de anime. Então <em>anime</em> seria apenas uma palavra japonesa para designar desenho animado.

Mas venho, por meio deste post, argumentar que para nós brasileiros dizer que um desenho é anime o coloca em uma categoria diferente dos desenhos ocidentais.

Vejam, os desenhos (animes) vindos do japão geralmente tem um traço característico. Olhos grandes para fazer transparecer a expressividade. São dublados em japonês, baseados em mangás. Passam valores orientais (um ponto que acho fantástico: educação moral).

De forma que quando se fala aqui “anime”, nosso pensamento se remete aos desenhos japoneses. Diferente dos que argumentam pela gramática, anime para o brasileiro são aqueles vindos do japão. Já desenho animado é mais geral, mas o que se pensa é no Cartoon Network, na Nick, etc.